Esses dois projetos de casas geminadas foram feitos em alvenaria estrutural com blocos de concreto.
Como o próprio nome já diz, são as paredes que sustentam a casa, não possuindo vigas nem pilares.
A principal vantagem de não possuir vigas e pilares é a economia no uso de madeira para formas, redução no uso de concreto e ferragens, simplificação do processo construtivo, reduzindo etapas e mão-de-obra, com conseqüente redução do tempo de execução, o que pode representar uma economia de até 30% no custo total.
Nesse sistema não ocorre quebra de blocos, pois o projeto é modulado em cima das medidas padrões dos blocos, com isso desperdiça-se muito pouco material. As tubulações hidráulicas e elétricas passam por dentro dos blocos ao mesmo tempo em que as paredes sobem, não sendo necessário rasgar a alvenaria para posteriores instalações. Por isso é considerado um método mais sustentável que a alvenaria convencional, pois o canteiro de obras fica mais limpo e organizado, com menor risco de acidente e produzindo menos resíduos sólidos.
As divisões internas das casas foram feitas em drywall com reforço acústico, proporcionando flexibilidade das plantas e leveza.
Nestes projetos a alvenaria estrutural foi capaz de sustentar grandes vão de mais de cinco metros proporcionando ambientes espaçosos e integrados.
Casas Geminadas em Alvenaria Estrutural com 116m² cada |
Casas Geminadas em Alvenaria Estrutural com 117m² cada |